O PAPEL DAS FORÇAS ARMADAS – Para saciar a masculinidade e a ilusão autoritária do oficialato? Para conjurar besteiras golpistas nos clubes militares?

Não há qualquer novidade na descoberta de militares que descambaram para a bandidagem. Há tempos o noticiário informa a apreensão de “armamentos exclusivos das Forças Armadas” junto a criminosos, o sumiço de equipamentos dos arsenais, os abusos contra civis e soldados rasos praticados por delinqüentes de farda[...]

Mas então cabe perguntar: para que diabos servem as Forças Armadas, em tempos de paz e prevalência da democracia? Para vacinar cachorros? Para saciar a masculinidade e a ilusão autoritária do oficialato? Para conjurar besteiras golpistas nos clubes militares? Por que nossos tributos ainda sustentam essa estrutura marcial pessimamente equipada, imbuída de simbologias dúbias e causadora de tantos males ao país? Por que o serviço militar continua sendo obrigatório, ceifando perspectivas e oportunidades de jovens em fase de formação pessoal e profissional?
Aqueles que defendem outra serventia para os militares poderiam fazer a gentileza de apontar pelo menos uma alternativa útil e digna, que estivesse à altura de sua reputação.

Cf. versão integral em: Guilherme Scalzilli

Comentários