Conta de somar, ou: 2+2=entrega tudo e continue devendo

...

Faça as contas: pagando 1 milhão de dólares por dia de uma dívida desde que Jesus nasceu, hoje só teria sido pago 700 bilhões.

Logo, um dívida de 15,5 trilhões como a dos EUA demoraria mais de 42 mil anos para pagar.

Aí vem o Tea party, os Camerons da vida, os estados todos mundo afora, e cortam a parca miséria de alguns milhõezinhos das políticas sociais em nome do equilíbrio fiscal financeirizante das obrigações com os bancos, que, como o cálculo acima mostra, aliviaria uns poucos anos a menos num lapso temporal formado por milhares de décadas.

Quatro coisas a serem ditas:

1. No básico 2+2, a resultado é: "entregue tudo e continue devendo".

2. Antigamente, o nome disso era escravidão por dívidas, supostamente cancelada pelo direito moderno, e reentrada pela porta dos fundos [em todos os sentidos da expressão] via capital portador de juros.

3. Então, quando os que estão pagando a conta, o andar de baixo, parte pra porrada da forma apolítica, pré-moderna, a porra que seja que se vê, são noticiados e tratados como "vândalos" a serem pisoteados para a garantia da solvência ao deus mercado e da "paz social", dos cemitérios decerto.

4. Direto ao ponto: Miquinhos Amestrados, até quando esse jogo prosseguirá?

***

Tu podes escrever, então as liberdades democráticas permitem sua denúncia, enquanto brincas de vitimização social, poderia contrapor uma escolástica réplica sustentada por pressupostos fincados em algum alqueire lunar embalados e vendidos como discurso filosófico da modernidade.

...

Comentários