Quem é o incendiário nessa história afinal?


Golpista quer enfiar golpe "paz e amor" goela abaixo? Pois que aguente, quem quebrou a trégua não foi a senzala, foi a casa grande.

1) Minha Casa Minha vida: reajuste de até 237% até julho.

2) Ministro diz que corte de dez milhões do Bolsa Família não vai deixar ninguém na miséria.

3) O outro diz que mulher só atrapalha, e mais: não tem nenhuma que preste pra nomear ao Ministério.

4) Extintos ministérios com políticas específicas para a cultura, a igualdade racial, o desenvolvimento agrário, os direitos humanos, as mulheres...

E quem chama o Brasil de Estados Unidos do Brasil ("ué, mudou?") nomeado Ministros das Relações exteriores?

Nessa história toda, quem, afinal, ligou o foda-se e pôs fogo em Roma?

Acabam com a CGU, belo modo de acabar com a corrupção, agora tudo volta para baixo do tapete e fim, final feliz? 

Cadê os Kinta Categoria e demais acocarados a comporem o Rebanho dos Amantes do Pato Inflável, amantes dessa que foi a maior representação icônica da verdade política da classe média jamais encenada?


Patos que jamais deixarão de ser, agora viram pra gente um olhar bovinamente mal disfarçando baba de ódio a escorrer de suas bocarras esgarçadas cinicamente, soltam "ah, cansei desse negócio de política, cansei de ler".

Incrível como apreciam o bordão "cansei!". 

E o mais incrível ainda é: nadam, nadam, nadam, seguem atolados no mesmo buraco de sempre, e ai de quem ouse propor sair da caverna!

A sorte deles é que, na política, a Terceira Lei de Newton não vigora


E sabe o porquê de não vigorar?

Porque inexiste sujeito automático na história.

Nem a necessidade que rege a relação entre os objetos na natureza é mediada pela liberdade quando se trata das coisas humanas.

Pois bem: o reino da liberdade, autonomia e construção do comum só adquirem a dimensão emancipatória e anti-sistêmica apenas se redes de solidariedade PRESENCIAL enfrentem coletivamente a concretude do que nos anule, nos submeta, nos destrua. 

A reação só virá se os diretamente atacados pela ordem golpista se coçarem ante esse jogo sinistro que nos foi imposto, e chutarem a mesa.

Resta-nos uma aposta pascaliana: se a superfície do lago parece imóvel na superfície de suas águas fétidas, quem sabe lá em suas profundezas o "desconhecido que é desconhecido" (© Rumsfield, D.) esteja sendo gestado algo que a nós, presos à espuma dos fatos da superfície, escape.

Por ora, tudo somado, voltamos aos começos dos anos 70, só isso. 

Subsumidos todos aos mesmos consensos jurídico, midiático e de classe média dos golpes anteriores, e cito,




Comentários